domingo, 1 de agosto de 2010

Os Ciclos de Saturno e a Evolução Espiritual

O planeta Saturno simboliza como o indivíduo amadurece por meio das experiências da vida que exige disciplina, organização, responsabilidade, conquista material, renúncia. Isto poderá ocasionar frustrações, muitas vezes limitação e possibilidade de auto-conhecimento ou a consciência do próprio comportamento, do efeito dos seus pensamentos, das suas ações e reações.

O estudo dos ciclos de Saturno permite perceber como ocorre o desenvolvimento de cada pessoa e a influência deste na sua evolução espiritual.

Ao vivenciar situações práticas e repetitivas o indivíduo processa seu amadurecimento interno, amplia sua visão do mundo, muda sua forma de agir, se liberta de sentimentos negativos, tem possibilidade de expandir seu campo energético e se conectar melhor com o Cosmo.

Atualmente a maioria dos psicólogos reconhece que o desenvolvimento humano ocorre durante a vida inteira. Cada período do ciclo da vida é influenciado pelo que ocorreu antes e irá afetar o que virá depois (estudo dos ciclos de Saturno). Ao buscar novos conhecimentos e ao estimular sua mente a pessoa ajudará a moldar seu próprio desenvolvimento e seu progresso.

Até a idade de trinta anos o indivíduo adquire informações e habilidades que o tornam capaz de exercer uma profissão. Seu crescimento cognitivo (aprendizagem, a memória, o raciocínio, o pensamento e a linguagem) é estimulado por meio de estudos, das trocas de informações e por meio das atividades sociais.

Por volta dos 35 ou 36 anos surgem oportunidades de progresso profissional ou de assumir cargos de responsabilidade. Neste período poderá sentir influência de suas dificuldades de infância (período de 5 a 8 anos) e se conscientizar que precisa rever, modificar seu padrão de comportamento e compreender melhor os pais.

Caso o excesso de responsabilidade e as cobranças sociais não permitam descobrir a origem de sua insegurança, dos sentimentos de inferioridade e da sua lentidão ao tomar decisões, por volta dos 65 ou 70 anos terá uma nova chance de reciclar sua base familiar. Qual a importância de modificar, renovar ou se livrar das antigas atitudes? É de grande valor para sua evolução espiritual e a libertação do seu espírito.

Em torno dos 43, 45 anos ou dos 70 a 75 anos o indivíduo terá oportunidade de renovar seus valores, reestruturar seu Eu, reciclar seus conceitos sobre sexualidade por meio de seus filhos ou netos adolescentes ou por uma nova experiência amorosa. É um período para desenvolver mais a compreensão e a aceitação o que ocasiona amadurecimento e crescimento espiritual.

Na idade de 46 a 50 anos ou 75 a 80 anos a pessoa precisa criar projetos, ter uma vida social ativa, ser independente para que possa ativar sua energia e permanecer com vitalidade. Esta forma de agir o ajudará a ter consciência e domínio de suas ações tornando seu espírito livre das manipulações dos outros.

Por volta dos 55 a 60 ou de 80 a 90 anos terá mais uma chance de aprender que a vida material não é tudo e que necessita cuidar da vida espiritual.

Aquele que ativou a mente com conhecimentos, experiências práticas e por meio da troca de informações saberá que o envelhecimento do corpo não afeta sua evolução espiritual e que deve manter seu espírito livre das tristezas e das amarguras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário