domingo, 15 de agosto de 2010

A Formação Familiar


A família é o primeiro mundo social.

Você nota a influência dos conceitos dos seus genitores em sua vida? Sente como sua estrutura emocional afeta seus projetos profissionais? A educação que recebeu de seus familiares pode ajudá-lo a se projetar na vida social ou se esconder do mundo por não ter consciência de seus valores mais íntimos. Por não se conhecer e não saber discernir o que precisa melhorar em seu procedimento poderá repetir as experiências positivas ou negativas dos pais.

Será que já percebeu suas emoções, seu comportamento automático e como se relaciona com seu pai e sua mãe? Quem o protegeu mais? O pai ou a mãe? Ao observar suas atitudes descobrirá a razão de sua carência afetiva, os condicionamentos e hábitos que adquiriu de seus ancestrais. Sentirá, ao se voltar para seu interior, os que favorecem e os que prejudicam sua segurança e seu crescimento interno e externo podendo modificá-los.

Como gosta de sua casa ou do seu lar? Este reflete como se encontra seu íntimo ou que precisa para relaxar e recuperar a energia que gastou em suas atividades.

Fez algumas pesquisas para saber os costumes, as práticas e festividades dos seus antepassados? É importante buscar estas informações, entender suas raízes e se libertar das dificuldades herdadas para poder lidar melhor com seus sentimentos mais inconscientes.

O mapa natal é composto de 12 casas que correspondem os setores importantes da vida da pessoa e a casa 4 faz referência a base familiar e tem como representante signo de Câncer. A Lua rege este signo e simboliza sua forma de sentir sua mãe ou como se sente protegido pela família, suas reações, seus hábitos emocionais, seu lado feminino ou maternal.

Conforme o elemento do signo que se encontra na casa 4 será possível falar, de maneira geral, destas características. Ela mostra, aproximadamente, como é sua família, sua segurança emocional, sua infância, seus condicionamentos, os sentimentos mais íntimo.

Pontos que devem ser lembrados

1-A família é muito importante na vida do homem porque ela o prepara para enfrentar os desafios sociais.

2-A falta de auto-conhecimento o leva a repetir as experiências positivas e negativas dos pais.

3-Poderá se libertar das dificuldades herdadas e lidar melhor com suas emoções ao entender suas raízes e a modificar seu comportamento automático.

4-Quem tem forte ligação com o mundo material precisa de novos conhecimentos para se libertar dos preconceitos e dos medos de perdas financeiras.

5-A preocupação excessiva prejudica o fluir de sua energia e em conseqüência a sua saúde.

6- O corpo humano registra os sentimentos e os conceitos rígidos podendo afetar as articulações ósseas.

7-O meio familiar é o primeiro mundo social do homem, porém este não deve ter dependência emocional.

8-Para liderar e organizar um trabalho é necessário demonstrar afeto com os participantes do mesmo.

9- Viver intensamente o mundo externo sem querer ver o que acontece em seu interior resulta em perdas financeiras e sofrimentos no futuro.

10- O presente e as experiências do cotidiano o auxiliam a construir um progresso mais firme e realista.

Exercícios

1-Adquira o hábito de fazer meditação antes de dormir e antes de levantar, mesmo que seja por alguns segundos, para acalmar seu interior e enfrentar melhor os desafios. Reflita sobre seu comportamento e perceba mais suas emoções.

2-Escute as opiniões e os conselhos dos outros, entretanto analise e verifique seus pontos de vista. Não deixe ser afetado pela percepção dos pais porque esta pode ter a interferência das características deles. Assim, sentirá melhor seu interior e desenvolverá mais sua segurança interna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário